Assinatura Assinatura

Logcomex lança plataforma destinada aos agentes de carga

Publicado em 28/07/2023

Segundo a companhia, a solução visa ajudar a transmitir a documentação dos embarques aéreos; a ferramenta segue o novo modelo do CCT Aéreo da Receita Federal que entra em vigência a partir de 2 de agosto de 2023

Por Redação

Logcomex lança plataforma destinada aos agentes de carga

A Logcomex lançou a plataforma LogConnect CCT, destinada exclusivamente aos agentes de carga para ajudá-los a transmitir os dados dos seus embarques aéreos direto ao Portal Único da Receita Federal seguindo os padrões exigidos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Segundo a empresa, atualmente, a documentação dos embarques aéreos é transmitida ao sistema Mantra pelas companhias aéreas. Porém, muitas vezes, a informação é transmitida com atraso, inclusive após a chegada da aeronave em alguns casos.

A partir de 2 de agosto 2023, haverá a mudança para o Novo CCT Aéreo do Portal Único (sistema do Portal Único da RFB). Este novo módulo impacta na alteração dos processos e obrigações legais para todos os players envolvidos na operação como companhias aéreas, agentes de carga, aeroportos, etc.

Em nota, a Logcomex explicou que com o novo CCT Aéreo, os Agentes de Carga passam a ter a obrigação de informar os dados dos embarques unitários e em seguida vincular os dados das companhias aéreas ao Portal Único. Tudo isso em tempo hábil, antes do embarque acontecer, evitando possíveis penalidades como multas.

“Para otimizar a rotina destes profissionais, a Logcomex lançou uma plataforma gratuita que possui integração facilitada com o sistema da Receita Federal e que permite a transmissão da documentação de forma simplificada, transparente e segura”, afirmou a empresa.

COMO FUNCIONA?

De acordcom Logcomex, a plataforma possui interface simples e intuitiva, tendo três etapas como jornada: O profissional faz o upload dos dados; a LogConnect CCT faz a transmissão para o Portal Único e o status de cada transmissão pode ser acompanhado pelo usuário na plataforma.

“Estamos felizes de lançar e de proporcionar gratuitamente mais uma solução da Logcomex, que é de extrema importância para o mercado e profissionais que atuam com comércio global, pois além de reduzir e evitar custos extras operacionais, também otimiza o dia a dia das equipes e aumenta a eficiência operacional”, disse Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex.