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Seca no Amazonas: Super Terminais recebe navio abastecido com insumos para a Zona Franca

Publicado em 23/10/2023

Navio Izmir, da MSC, atracou no terminal portuário na tarde deste sábado, trazendo 140 contêineres; devido ao baixo nível dos rios do Amazonas, o navio atracou com 10% da sua capacidade

Por Redação

Seca no Amazonas: Super Terminais recebe navio abastecido com insumos para a Zona Franca
O navio atracou no Super Terminais com 10% da sua capacidade (Foto: Tadeu Rocha)

O Super Terminais, terminal portuário privado em Manaus, recebeu no final da tarde deste sábado (21) o navio Izmir, da MSC, com 140 contêineres abastecidos com insumos para a Zona Franca de Manaus. Até hoje (23), o navio deve deixar Manaus abastecido com 110 contêineres.

Devido ao baixo nível dos rios do Amazonas, o navio atracou no Super Terminais com 10% da sua capacidade, o que representa a mesma quantidade de carga que as balsas conseguem transportar, com o diferencial da maior celeridade no trajeto. Este é o primeiro navio que o Super Terminais recebe desde o final de setembro.

Oriundo de Vila do Conde, o navio Izmir tem 157 metros e calado de 5,8 metros. Essas características permitiram que a embarcação acessasse a região de Manaus com os insumos necessários para o estado do Amazonas.

“Diante da grande necessidade e condição emergencial que estamos passando, a chegada deste navio torna-se histórica. Foi um trabalho árduo, de muitos dias, mas junto com a MSC conseguimos fazer esta embarcação chegar a Manaus com as condições necessárias para atender nossa linha”, afirmou Anibal Simões Lima, gerente operacional do Super Terminais.

De acordo com Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a grave seca que atinge o Amazonas tem impactado toda a população, diversos setores da economia local e o transporte fluvial de mercadorias também tem sido afetado.

“O setor é essencial para a região, já que 85% de todos os produtos que entram e saem de Manaus passam por rios navegáveis. Estamos muito felizes em conseguirmos receber este navio abastecido com insumos para a Zona Franca”, explicou Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.

MAIS CELERIDADE

De acordo com gerente operacional do Super Terminais, os navios são mais vantajosos em relação às balsas para o transporte de mercadorias devido a maior celeridade e segurança do transporte. “São necessárias em média 10 balsas para trazer a carga transportada em um navio, em condições normais. No caso do Izmir, mesmo carregado com apenas 10% da sua capacidade, ele se tornou bem mais rápido e seguro para trazer os insumos para a Zona Franca”, esclareceu.

A expectativa é a de que nos próximos dias a situação de transporte de cargas em Manaus comece a melhorar. “Conseguimos desviar a rota deste navio e trazê-lo para Manaus. Tivemos a sorte de o Rio Madeira não estar baixando nos últimos dias. Acreditamos que até os próximos 20 dias o rio esteja subindo novamente e situação comece a melhorar”, afirmou Paulo Bernardes, da praticagem de Manaus.

SECA NO AMAZONAS

A logística da região Norte do Brasil vive uma crise sem precedentes por conta da seca, que é normal neste período, mas que neste ano chegou mais cedo e mais forte e deve durar mais quatro meses. Além da grave questão ambiental, a grande preocupação é o desabastecimento da região, afetando tanto a população quanto os negócios da zona franca de Manaus.

Em matéria exclusiva, publicada em 9 de outubro, a MundoLogística trouxe análise das complicações da seca no Rio Amazonas, que vão desde o encarecimento das operações até a dificuldade de escoamento para as regiões Sul e Sudeste. De acordo com especialistas, pode comprometer inclusive as compras de Black Friday e Natal.

A previsão é de que, até novembro, o comprometimento da capacidade dos navios de cabotagem supere o índice de 2022, quando o percentual de restrição foi de 50%.