Evento ocorrerá em outras 15 unidades de operação logística da companhia espalhadas pelo Brasil com foco na valorização dos condutores
Por Redação
Ao todo, o programa pretende impactar de modo positivo 1.231 caminhoneiros (Foto: Divulgação)
Os caminhoneiros desempenham um papel crucial no contexto econômico e logístico do país, sendo os principais responsáveis pela movimentação de cargas que abastecem indústrias, empresas de todos os setores e, inclusive, o consumidor final em segmentos como o e-commerce que não para de crescer no Brasil.
Ao mesmo tempo, sabemos que, dentro do cotidiano da profissão, muitos motoristas enfrentam desafios que incluem desde a má conservação das rodovias brasileiras – fato que aumenta o risco de acidentes – até a dificuldade em cuidar da saúde e do bem-estar.
Pensando nisso, com o intuito tanto de valorizar a atuação de seus motoristas parceiros quanto de reforçar práticas que melhorem a qualidade de vida, a eficiência e a segurança dos caminhoneiros que atuam na cadeia logística da Saint Gobain, a companhia deu início, no último dia 25 de março, ao Programa Amigo Caminhoneiro.
O primeiro evento da campanha – idealizada em 2019 também como uma forma de aproximar analistas e gestores logísticos (que, usualmente, tem contato mais direto com as transportadoras) dos condutores – ocorreu no centro de distribuição da empresa em Jandira, no Estado de São Paulo, e contou com a participação de mais de 100 motoristas que puderam acompanhar palestras sobre saúde, orientações comportamentais, segurança, além de disponibilizar com serviços de bem-estar, como cabeleireiro, massagem e medição de pressão.
Programa Amigo Caminhoneiro ocorrerá, ao todo, em 16 unidades de operação logística da Quartzolit/Saint Gobain e deve impactar positivamente 1.231 caminhoneiros com ações focadas na valorização dos motoristas.
Distribuído em três turnos entre às 6h e às 22h, o evento contou ainda com dinâmicas de integração, como gincanas, distribuição de brindes, pausas para coffee break e interações entre motoristas e gestores de logística Quartzolit/Saint Gobain.
GESTÃO, SEGURANÇA, CONSCIENTIZAÇÃO DE MOTORISTAS
Para enfatizar a importância de uma cultura de segurança entre seus motoristas parceiros, a Saint Gobain – que também é uma das apoiadoras do Programa Estradas do Futuro, iniciativa do Portal Mundo Logística que visa contribuir, por meio de iniciativas multissetoriais, com a redução de acidentes nas estradas brasileiras – deu início, em Jandira, a um ciclo de palestras e orientações tanto para os caminhoneiros, quanto para as lideranças logísticas da empresa.
Paulo Fernandes de Oliveira, head de eventos MundoLogística foi um dos palestrantes do evento e compartilhou uma visão geral sobre os primeiros impactos do Programa Amigo Caminhoneiro:
“O evento foi muito rico e trouxe uma diversidade ampla de conteúdo sobre operação, indicadores gerenciais e qualidade no atendimento. Um dos focos centrais foi destacar a importância de que se fortaleçam práticas de segurança para quem, de fato, movimenta a economia no Brasil, que são os motoristas. E isso não só por meio de conscientização dos caminhoneiros sobre comportamentos positivos nas estradas, mas também a partir do envolvimento das lideranças logísticas e da capacitação técnica dos condutores sobre manuseio de carga e procedimentos operacionais de segurança”, comentou Oliveira.
O executivo destacou ainda que, durante o evento, foram abordados temas como os cuidados com a saúde, alimentação e qualidade do sono, de modo que os motoristas possam se preparar bem e trafegar com segurança durante suas jornadas – cujos limites devem ser respeitados pelas empresas, de acordo com os parâmetros da Lei do Caminhoneiro.
O PAPEL DA TECNOLOGIA
Além das palestras no dia do evento, os motoristas parceiros da Saint Gobain terão acesso a treinamentos por meio das soluções nstech. O papel da tecnologia, aliás, foi destacado durante o primeiro evento do Programa Amigo Caminhoneiro:
"Salientamos como a tecnologia atua como um elemento a favor do motorista, indicando, por exemplo, de que modo uma maior conectividade pode reduzir os riscos de acidentes e ajudá-los a resolver problemas que eventualmente surgem nas estradas. Todos os caminhoneiros que participaram do evento foram muito receptivos acerca dos benefícios da inovação e o mais importante: eles perceberam o seu valor para a eficiência dos processos logísticos e que a tecnologia vem para auxiliá-los no seu dia a dia", diz o head de eventos da MundoLogística.
Próximos passos
Após a edição de Jandira, o Programa Amigo Caminhoneiro segue em um road show em mais 15 unidades operacionais da Saint Gobain nas cidades de Capivari (SP), Mogi das Cruzes (SP), Abreu e Lima (PE), Queimados (RJ), Feira de Santana (BA), Santa Luzia (MG), São Paulo (SP), Anápolis (GO), Camaçari (BA), Ibiporã (PR), Santo Amaro (SP), Pacatuba (CE), Macaíba (RN), Praia Grande (SP) e Campo Grande (MS).
Ao todo, o programa pretende impactar de modo positivo 1.231 caminhoneiros com conhecimento, orientações sobre a cultura da Saint Gobain, momentos de relaxamento, de cuidados pessoais e com saúde, de modo que os motoristas se sintam, de fato, valorizados por sua contribuição com a eficiência logística da multinacional.
Foi o que explicou Renato Oliveira Góes, gerente de Logística Regional da Saint Gobain, em entrevista recente para a Mundo Logística, “o Programa Amigo Caminhoneiro é, antes de tudo, uma forma de enaltecer o trabalho dos motoristas parceiros da Saint Gobain e também de fidelizá-los. A maior parte de nossa base de condutores é formada por terceiros, e, por meio das ações do projeto – e de todo o conjunto de iniciativas de gestão logística da empresa –, construímos uma integração mais sólida com os caminhoneiros, reforçando nosso interesse em mantê-los conosco”.
Essa visão, sem dúvidas, é indispensável para que as empresas possam, inclusive, enfrentar o desafio da escassez de motoristas no Brasil, contribuindo com o reconhecimento e a oferta de condições dignas de trabalho para profissionais que são determinantes no fluxo econômico e crescimento do país.