LogTalk LogTalk

Mais de 100 motoristas participam de abertura do Programa Amigo Caminhoneiro da Quartzolit

Publicado em 25/03/2024

Evento ocorrerá em outras 15 unidades de operação logística da companhia espalhadas pelo Brasil com foco na valorização dos condutores

Por Redação

Mais de 100 motoristas participam de abertura do Programa Amigo Caminhoneiro da Quartzolit
Ao todo, o programa pretende impactar de modo positivo 1.231 caminhoneiros (Foto: Divulgação)

Os caminhoneiros desempenham um papel crucial no contexto econômico e logístico do país, sendo os principais responsáveis pela movimentação de cargas que abastecem indústrias, empresas de todos os setores e, inclusive, o consumidor final em segmentos como o e-commerce que não para de crescer no Brasil.

Ao mesmo tempo, sabemos que, dentro do cotidiano da profissão, muitos motoristas enfrentam desafios que incluem desde a má conservação das rodovias brasileiras – fato que aumenta o risco de acidentes – até a dificuldade em cuidar da saúde e do bem-estar.

Pensando nisso, com o intuito tanto de valorizar a atuação de seus motoristas parceiros quanto de reforçar práticas que melhorem a qualidade de vida, a eficiência e a segurança dos caminhoneiros que atuam na cadeia logística da Saint Gobain, a companhia deu início, no último dia 25 de março, ao Programa Amigo Caminhoneiro.

O primeiro evento da campanha – idealizada em 2019 também como uma forma de aproximar analistas e gestores logísticos (que, usualmente, tem contato mais direto com as transportadoras) dos condutores – ocorreu no centro de distribuição da empresa em Jandira, no Estado de São Paulo, e contou com a participação de mais de 100 motoristas que puderam acompanhar palestras sobre saúde, orientações comportamentais, segurança, além de disponibilizar com serviços de bem-estar, como cabeleireiro, massagem e medição de pressão.

Programa Amigo Caminhoneiro ocorrerá, ao todo, em 16 unidades de operação logística da Quartzolit/Saint Gobain e deve impactar positivamente 1.231 caminhoneiros com ações focadas na valorização dos motoristas.

Distribuído em três turnos entre às 6h e às 22h, o evento contou ainda com dinâmicas de integração, como gincanas, distribuição de brindes, pausas para coffee break e interações entre motoristas e gestores de logística Quartzolit/Saint Gobain.

GESTÃO, SEGURANÇA, CONSCIENTIZAÇÃO DE MOTORISTAS

Para enfatizar a importância de uma cultura de segurança entre seus motoristas parceiros, a Saint Gobain – que também é uma das apoiadoras do Programa Estradas do Futuro, iniciativa do Portal Mundo Logística que visa contribuir, por meio de iniciativas multissetoriais, com a redução de acidentes nas estradas brasileiras – deu início, em Jandira, a um ciclo de palestras e orientações tanto para os caminhoneiros, quanto para as lideranças logísticas da empresa.

Paulo Fernandes de Oliveira, head de eventos MundoLogística foi um dos palestrantes do evento e compartilhou uma visão geral sobre os primeiros impactos do Programa Amigo Caminhoneiro:

“O evento foi muito rico e trouxe uma diversidade ampla de conteúdo sobre operação, indicadores gerenciais e qualidade no atendimento. Um dos focos centrais foi destacar a importância de que se fortaleçam práticas de segurança para quem, de fato, movimenta a economia no Brasil, que são os motoristas. E isso não só por meio de conscientização dos caminhoneiros sobre comportamentos positivos nas estradas, mas também a partir do envolvimento das lideranças logísticas e da capacitação técnica dos condutores sobre manuseio de carga e procedimentos operacionais de segurança”, comentou Oliveira.

O executivo destacou ainda que, durante o evento, foram abordados temas como os cuidados com a saúde, alimentação e qualidade do sono, de modo que os motoristas possam se preparar bem e trafegar com segurança durante suas jornadas – cujos limites devem ser respeitados pelas empresas, de acordo com os parâmetros da Lei do Caminhoneiro.

O PAPEL DA TECNOLOGIA

Além das palestras no dia do evento, os motoristas parceiros da Saint Gobain terão acesso a treinamentos por meio das soluções nstech. O papel da tecnologia, aliás, foi destacado durante o primeiro evento do Programa Amigo Caminhoneiro:

"Salientamos como a tecnologia atua como um elemento a favor do motorista, indicando, por exemplo, de que modo uma maior conectividade pode reduzir os riscos de acidentes e ajudá-los a resolver problemas que eventualmente surgem nas estradas. Todos os caminhoneiros que participaram do evento foram muito receptivos acerca dos benefícios da inovação e o mais importante: eles perceberam o seu valor para a eficiência dos processos logísticos e que a tecnologia vem para auxiliá-los no seu dia a dia", diz o head de eventos da MundoLogística.

Próximos passos

Após a edição de Jandira, o Programa Amigo Caminhoneiro segue em um road show em mais 15 unidades operacionais da Saint Gobain nas cidades de Capivari (SP), Mogi das Cruzes (SP), Abreu e Lima (PE), Queimados (RJ), Feira de Santana (BA), Santa Luzia (MG), São Paulo (SP), Anápolis (GO), Camaçari (BA), Ibiporã (PR), Santo Amaro (SP), Pacatuba (CE), Macaíba (RN), Praia Grande (SP) e Campo Grande (MS).

Ao todo, o programa pretende impactar de modo positivo 1.231 caminhoneiros com conhecimento, orientações sobre a cultura da Saint Gobain, momentos de relaxamento, de cuidados pessoais e com saúde, de modo que os motoristas se sintam, de fato, valorizados por sua contribuição com a eficiência logística da multinacional.

Foi o que explicou Renato Oliveira Góes, gerente de Logística Regional da Saint Gobain, em entrevista recente para a Mundo Logística, “o Programa Amigo Caminhoneiro é, antes de tudo, uma forma de enaltecer o trabalho dos motoristas parceiros da Saint Gobain e também de fidelizá-los. A maior parte de nossa base de condutores é formada por terceiros, e, por meio das ações do projeto – e de todo o conjunto de iniciativas de gestão logística da empresa –, construímos uma integração mais sólida com os caminhoneiros, reforçando nosso interesse em mantê-los conosco”.

Essa visão, sem dúvidas, é indispensável para que as empresas possam, inclusive, enfrentar o desafio da escassez de motoristas no Brasil, contribuindo com o reconhecimento e a oferta de condições dignas de trabalho para profissionais que são determinantes no fluxo econômico e crescimento do país.

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais